sábado, 3 de novembro de 2007

Ferramentas de Apoio à Engenharia de Requisitos (RE)

Existe uma infinidade de ferramentas de apoio à Engenharia de Requisitos. Pra facilitar o trabalho dos Engenheiros de Software nesta fase do processo de desenvolvimento, resolvi reunir em um só lugar as ferramentas que auxiliam o processo de obtenção, modelagem, validação e gestão dos requisitos de software.

Pretendo fazer uma avaliação das principais ferramentas. Assim, para cada ferramenta avaliada, colocarei um link neste post.

  1. IBM Rational RequisitePro
    IBM
    http://www-306.ibm.com/software/awdtools/reqpro/

    A solução RequisitePro é uma ferramenta para gerenciamento de requisitos e casos de uso para equipes de projeto que desejam melhorar o entendimento dos objetivos do projeto, melhorar o desenvolvimento colaborativo, reduzir riscos e aumentar a qualidade de aplicações antes da entrega. Entre suas características, destacam-se:

    • Integração avançada com Microsoft Word para fornecer um ambiente familiar para atividades tais como definição de requisitos e organização;
    • Incorporação de uma poderosa infraestrutura de banco de dados com sincronização com documentos Word em tempo real para facilitar a organização de requisitos, integração e análise;
    • Personalização detalhada e filtro para maximizar o valor informativo de cada requisito;
    • Visões de rastrebilidade detalhada que mostram relacionamentos entre requisitos e suas dependências quando mudanças ocorrem;
    • Comparações entre projetos utilizando baselines de projeto exportadas para formato XML;
    • Integração com outras ferramentas da plataforma de desenvolvimento IBM para melhorar a acessibilidade e a comunicação dos requisitos.

  2. EasyRM Version 1.06
    Cybernetic Intelligence GmbH
    http://www.easy-rm.ch/

    O gerenciador de requisitos EasyRM é uma ferramenta case baseada em componentes focada nas fases iniciais do ciclo de vida de um projeto. Quando o projeto foi estabelecido, requisitos do projeto são reunidos e sincronizados e glossários de termos e frases específicos do projeto são compilados. EasyRM fornece aos usuários as seguintes facilidades:

    • Criação, descrição, modificação e rastreamento do progresso dos requisitos do projeto;
    • Classificação de requisitos, incluindo a habilidade de possuir diversas classificações independentes do mesmo conjunto de requisitos;
    • Especificação de relacionamentos entre requisitos, incluindo decomposição de requisitos, dependências, correlações, conflitos, etc.;
    • Manutenção de ligações de semântica entre os requisitos e os termos e frases do glossário utilizados nas especificações dos requisitos;
    • Gerenciamento de links de rastreabilidade entre os requisitos e as fontes de informação que originaram estes requisitos.

  3. Borland Caliber Analyst
    Borland
    http://www.borland.com/br/products/caliber/

    Suíte formada por dois produtos principais:

    • Borland Caliber DefineIT: sistema de definição de requisitos de software para a definição precisa de requisitos de software completos logo no começo de um novo projeto ou de uma atividade de aperfeiçoamento.
    • Borland CaliberRM: software para o gerenciamento de requisitos que facilita a colaboração, a análise de impacto e a comunicação durante todo o ciclo de desenvolvimento do software, ajudando a gerenciar as expectativas e a assegurar que as aplicações atendam às necessidades dos usuários finais.

    Possui as seguintes características principais:

    • Captura e especifica cenários visuais com facilidade, fornecendo uma linguagem comum a todos os participantes;
    • Refina e valida os requisitos do software com uma execução de storyboard única na indústria;
    • Gera designs de UML, test-case e BPMN, aperfeiçoando a velocidade e precisão da engenharia de requisitos;
    • Gerencia e rastreia os requisitos do software por todo o ciclo de vida do projeto, avaliando o impacto e respondendo rapidamente a quaisquer mudanças nos requisitos.

  4. Serena Dimensions RM
    Serena
    http://www.serena.com/products/dimensions/dimensions-requirements.html

    O Serena Dimensions RM apóia múltiplos usuários trabalhando sobre os mesmos requisitos ao mesmo tempo, implementando controle de lock em um repositório de requisitos. O conjunto de ferramentas do Serena Dimensions RM possui a habilidade de capturar informação gráfica como objetos de requisitos rastreáveis. Uma ferramenta de definição de classes é fornecida para permitir ao usuário modelar qualquer tipo de dado hierárquico do projeto (documento de requisitos, hierarquias, estrutura de elementos do sistema). Uma vez definida a hierarquia, relacionamentos genéricos pode também ser criados para permitir referência cruzada entre qualquer item de dados. O Serena Dimensions RM é a uma ferramenta projetada para gerenciar todos os dados de desenvolvimento. Ás vezes chamada de ferramenta de Gerenciamento de Engenharia de informação, ou ferramenta de Gerenciamento de Dados de Desenvolvimento, o Serena Dimensions RM permite organizar e gerenciar todos os dados considerados críticos ao desenvolvimento. Entre seus benefícios estão:

    • Organização de dados;
    • Colaboração on-line por todos os interessados (stakeholders) do projeto, independente da localização;
    • Gerenciamento e rastreabilidade de requisitos, projeto, tests, tarefas, e outras informações de desenvolvimento;
    • Visibilidade dentro do estado de cada fase do desenvolvimento;
    • Gerenciamento de mudanças em todos os níveis de desenvolvimento.
Os links abaixo possuem uma lista bastante extensa de ferramentas. Ainda não tive tempo de olhá-los com calma. Enquanto não as avalio, fique à vontade para fazê-lo:
Para acrescentar outra ferramenta na lista abaixo, basta deixar um comentário.

Fonte:

5 comentários:

Anônimo disse...

Prof., falando em eng. de requisitos, área que não tenho amplo dominio, queria saber sua opniao sobre BDD (http://behaviour-driven.org/). Será que é uma abordagem plausivel de eng. de requisitos aplicada aos métodos ágeis?

E aproveitando o post, parabéns pelo blog. Precisamos de cada vez mais gente de info sobre eng. de software e blogs como o seu vem em boa hora.

Unknown disse...

Olá Luciano,
será que você saberia me informar os valores de aquisição dos softwares: EasyRM version 1.06, Borland CaliberRM e Serena Dimensions?
Outra coisa que eu gostaria de saber, é se algum destes 3 produtos se estendem dos requisitos à casos de uso. No caso, eu sei que O Caliber tem uma ótima atuação junto ao Together.

Obrigado!

Adriana disse...

Olá,
Gostaria de colocar a ferramenta da empresa Khor TI , ferramenta de gerenciamento de requisitos. Ferramenta WEB, colaborativa que auxilia nos processos de desenvolvimento de sistemas. Controlle - Gerência e Desenvolvimento de requisitos www.khor.com.br/controlle

LUIS CARLOS SOUSA JUNIOR disse...

Queria colaborar trazendo informação de uma outra ferramenta a qual pesquisnando, o FROBJER, Ferramenta para Reutilização de Objetivos na Engenharia de Requisitos. Esta é uma ferramenta computacional que semi-automatiza a aplicação do MROBJER (Método para Reutilização de Objetivos na Engenharia de Requisitos), que consiste em um método que realiza a reutilização de objetivos e cenários através de analogias entre sistemas de software complexos. Este método foi desenvolvido pela Profª Karla Donato Fook em parceria com a Zair Abdelouahab. Bem interessante o método que pode ser utilizado na Engenharia de Requisitos trazendo como vantagem a economia de tempo e também a possibilidade de aperfeiçoamento dos requisitos de sistemas diminuindo a quantidade de falhas no futuro.

LUIS CARLOS SOUSA JUNIOR disse...

Queria colaborar trazendo informação de uma outra ferramenta a qual pesquisnando, o FROBJER, Ferramenta para Reutilização de Objetivos na Engenharia de Requisitos. Esta é uma ferramenta computacional que semi-automatiza a aplicação do MROBJER (Método para Reutilização de Objetivos na Engenharia de Requisitos), que consiste em um método que realiza a reutilização de objetivos e cenários através de analogias entre sistemas de software complexos. Este método foi desenvolvido pela Profª Karla Donato Fook em parceria com a Zair Abdelouahab. Bem interessante o método que pode ser utilizado na Engenharia de Requisitos trazendo como vantagem a economia de tempo e também a possibilidade de aperfeiçoamento dos requisitos de sistemas diminuindo a quantidade de falhas no futuro.