terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Engenharia de Software e o Porco Assado

Estava navegando atrás de informações sobre ES e me deparei com a fábula abaixo:

O Porco Assado

Certo dia um caçador voltava da floresta com um porco vistoso e gordo o qual seu povo costumava comer cru. Ao perceber que a floresta estava pegando fogo, largou o animal e fugiu. Após o fogo passar, voltou e percebeu que o porco havia queimado. Como estava com muita fome, resolveu comer o porco queimado mesmo, e surpreendeu-se com o sabor agradável, muito melhor que porco cru.

Logo difundiu a idéia para seu povo. Assim, cada vez que queriam comer um porco, largavam-no em uma floresta e colocam fogo na mesma. Após passar o fogo, iam saborear a carne de porco. Com o passar do tempo, surgiram inúmeras empresas de consultoria de como atear fogo em florestas, como fazer o porco ficar próximo a regiões que queimavam mais (porco bem passado) ou menos (porco mal passado), e até certificações em queimar porco em florestas.

Certo dia um estagiário de uma das empresas sugeriu que o porco fosse posto sob uma fogueira, pois queimaria de forma proporcional, e quem fizesse poderia controlar o fogo melhor. Foi demitido, pois ousou desafiar uma metodologia que estava dando certo, pois porco assado no floresta era um sucesso!
Sentiu alguma relação com a Engenharia de Software? Não? Quantas empresas de desenvolvimento de software estão assando o porco da maneira correta?

A Engenharia de Software, como toda ciência, evolui. Precisamos ter a mente aberta para apreciar toda nova idéia. Assim como a ES se originou de outras áreas, por que não aceitar idéias novas vindas de campos diferentes?

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante essa comparação

wdavilaneto disse...

Muito bom este post!
De uma olhada no meu blog para ver se gosta.

"para achar o equilibrio o pendolo precisa conhecer o lado oposto.."